Uma obra de arte cravada nas montanhas de Minas Gerais e um verdadeiro monastério do som: assim se pode definir o Sonastério, a produtora com o primeiro estúdio de retiro de criatividade de grande porte do Brasil. Além da estrutura impressionante, há ainda uma vista privilegiada para os mares de morros que tanto marcam o estado em que se localiza. Mais do que um estúdio, foi criado para ser um espaço de criação que potencializa a expressividade natural de cada artista que passa por lá.
A especialidade da casa é a música, desde a produção das faixas até o processo audiovisual, contemplando também os trabalhos de planejamento, estratégia e produções executivas de projetos e eventos relacionados ao mercado musical.
Dirigido pelos sócios Bruno Barros, Fred Pedrosa e João Andrade, se consolidou como uma das maiores produtoras em qualidade sonora e área construída no Brasil, oferecendo uma experiência única para os artistas. "O Sonastério é um lugar para o artista escapar da vida cotidiana e se dedicar somente a sua obra”, conta Bruno. “Nossa casa é situada num espaço com espírito próprio, envolto em paz, um lugar mágico onde o artista vem também para se inspirar com coisas que extrapolam a música, como as montanhas, o ar puro, a natureza e seus entornos”, completa. O objetivo principal, segundo os sócios, é ter um espaço único, afastado da cidade, onde o músico pudesse ter uma experiência imersiva em sua criação.
Inaugurado em 2017, nos arredores de Belo Horizonte, o Sonastério já tem um portfólio invejável e trabalhou com artistas como Milton Nascimento, IZA, Vintage Culture, Skank, Lagum, Seu Jorge, Maria Gadu, Criolo, Lô Borges, Ney Matogrosso, Daparte, entre vários outros. “Como o consumo de música abrange cada vez mais a parte visual, produzimos também clipes, making ofs e, principalmente, sessões ao vivo”, conta João Andrade.
E isso faz todo o sentido com o caminho seguido pela produtora, que hoje foca quase exclusivamente em projetos de elaboração própria. Com serviços em diversas pontas do mercado musical, o Sonastério tem em andamento um selo musical, projetos de educação online – Universidade do Áudio, Music Business e outros – e faz também agenciamento de artistas e serviços de booking, cuidando também da logística por trás de lançamentos. Pode-se dizer que é, hoje, uma das produtoras de maior crescimento no país. Baseado nisso, a marca agora se prepara para lançar, em junho, um projeto musical de alta qualidade: o Sonastério ilumina.
O projeto é uma série musical audiovisual e foi criado para trazer ao público lindas versões ao vivo e a verdade de grandes artistas além da música. Em dois dias no Sonastério, o artista convidado apresenta sua essência e grava músicas para a eternidade. “A luz de cada artista mostra sua verdade, suas crenças e sua visão de mundo. E o Sonastério busca ser a janela que emana essa luz aos amantes da música”, explica Fred.
O Sonastério ilumina apresenta performances ao vivo de grandes artistas, em alta qualidade de áudio e vídeo, em ambientes pensados e preparados para cada convidado. No final do dia, a grande atração e a peça central do projeto é o artista, que tem a oportunidade de passar ao público sua obra e sua arte. Um mini doc também fará parte do projeto, um presente para os fãs de cada artista que estrelar o programa. Bandas como Maneva e Francisco El Hombre, e os artistas Djonga e Zeeba já ganharam seus episódios no projeto, e muitos outros estão a caminho. Em breve, vem muita novidade por aí!
Jode Seraphim
Graduação em Marketing (USP); 1 ano de experiência em Marketing Digital na DHL (Alemanha); 12 anos de experiência nas áreas de marketing, mkt digital e trade. Onde encontrar: comemorando os fogos no mainstage