Música

SoundCloud lançará sistema revolucionário de pagamento aos artistas

Bruna Antero
We Go Out

Descrição da Imagem
Música

O SoundCloud lançará em 1º de abril um novo sistema de pagamento no modelo “centrados no usuário” (Fan-Powered Royalties) que permitirá o pagamento mais justo aos artistas de forma proporcional ao tempo que os fãs consumem seus conteúdos na plataforma.

A fase Beta contará com 100.000 artistas independentes do Soundcloud que assinam os serviços SoundCloud Premier, Repost By SoundCloud e Repost Select que receberão de acordo com esse novo cálculo, enquanto os não assinantes continuarão a ser pagos pelo método pro-rata (modelo que reúne as receitas de assinantes e distribui os ganhos para os artistas que trouxeram mais streams, direcionando a maior parte da receita para os maiores hits do mundo).

No site oficial do SoundCloud, eles explicam que o pagamento dos royalties será feito com base na porção do tempo do fã que eles ouvem de cada artista. A quantia total de dinheiro gerada por um fã para os artistas que eles ouvem é baseada em alguns fatores:

  • 1. Quanto o fã escuta aquele artista em relação a todo o seu tempo de escuta em um determinado mês
  • 2. Quantos anúncios o fã consumiu
  • 3. Se o fã tem uma assinatura paga do SoundCloud Go +

Um exemplo citado no site mostra que um artista com 120.000 seguidores hoje fatura em média USD$120 por mês, pode chegar a faturar $600 no novo sistema.

Os 175 milhões de usuários mensais do SoundCloud atualmente têm a opção de pagar até US$10 por mês pelo serviço de streaming sob demanda SoundCloud Go +. Esse serviço ainda não está disponível no Brasil, portanto artistas daqui ainda não poderão participar desse novo processo de pagamento.

A Deezer, que já havia sinalizado o interesse em trabalhar nesse formato "user-centric" em 2019, postou uma mensagem apoiando o Soundcloud pela iniciativa e afirma que deve fazer um piloto em breve. “É ótimo ver o SoundCloud se movimentando com um modelo centrado no usuário para artistas que monetizam diretamente em sua plataforma. Achamos que é um passo na direção certa e estamos felizes em dar as boas-vindas ao SoundCloud como um apoiador do pagamento centrado no usuário, um movimento que temos liderado desde o início. O projeto piloto é um ótimo primeiro passo, mas envolve apenas artistas independentes e que fazem seu próprio upload dentro da plataforma. A Deezer está pronta para lançar um piloto de pagamento UCPS completo e estamos ansiosos para ter o SoundCloud do nosso lado para convencer as gravadoras a fazê-lo”, diz Alexander Holland, Diretor de Conteúdo e Estratégia da Deezer.

Leia Também: BPM Music School oferece curso de mixagem, gestão artística e mais

Bruna Antero

Bruna Antero

Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS