Marcado para os dias 4 e 5 de novembro de 2023, o GP Week vai tornar realidade um sonho antigo dos fãs de música eletrônica do Brasil: o aguardadíssimo retorno do Swedish House Mafia! Depois de mais de dez anos e uma reviravolta icônica na carreira dos artistas, o trio sueco está de volta em terras tupiniquins para uma apresentação única no país.
Primeiro Ato
Formado em 2008 pelos gigantes Axwell, Sebastian Ingrosso e Steve Angello, o Swedish House Mafia é um projeto que revolucionou o mercado da música eletrônica, garantindo aos artistas o status de lendas vivas. Construindo uma proporção cinematográfica para suas faixas, o trio começou a pavimentar sua bombástica carreira com um ícone da música eletrônica dos anos 2010: "Miami 2 Ibiza", que traz os vocais do rapper Tinie Tempah. Em seguida veio "One (Your Name)" com Pharrell Williams, que reforçou ainda mais o potencial do supergrupo, que estava a cada semana se tornando mais conhecido.
No ano seguinte, em 2011, "Save The World" com os vocais de John Martin passou a dominar as paradas das rádios em todo o planeta, e em 2012 Swedish House Mafia apresentou ao mundo a track que os consagraria como um dos projetos mais relevantes da música eletrônica global. "Don't You Worry Child" repete a parceria com o vocalista John Martin e explode no mundo todo, marcando uma geração inteira de fãs, logo vindo acompanhada da primeira coletânea do grupo, "Until Now", que trouxe 10 faixas e construiu uma jornada completa de Swedish House Mafia. Com todo o sucesso conquistado, jamais poderia se imaginar que o mundo passaria anos sem ouvir do trio.
Hiato
Em 24 de junho de 2012, foi anunciado por meio do site do grupo que a última etapa de sua turnê seria a sua última: "Hoje queremos compartilhar com vocês que a turnê na qual estamos prestes a embarcar será a nossa última. Queremos agradecer a cada um de vocês que nos acompanhou nesta jornada. 'We came, we raved, we loved'." Em uma entrevista à revista Rolling Stone sobre o término do grupo, Steve Angello disse que "decidimos que chegamos a um ponto em que não sabíamos qual seria o próximo passo", e que "superamos nossos sonhos e chegamos muito, muito longe". O grupo fez sua última apresentação no Ultra Music Festival em 2013, encerrando a sua última turnê. Na primeira noite do evento eles tiveram a honra de abrir o festival, e na última noite, eles encerraram o show, terminando com a frase "We Came, We Raved, We Loved" aparecendo na tela, que se tornou o lema de toda a turnê.
Segundo Ato
Cinco anos se passaram e os fãs finalmente puderam suspirar com tranquilidade. Após muitos rumores o Swedish House Mafia encerrou o Ultra Music Festival 2018 com uma apresentação surpresa que ficou guardada na história. Em julho de 2021 o trio lançou sua nova faixa "It Gets Better", também anunciando seu álbum "Paradise Again" para 2022. De volta com as colaborações de tirar o fôlego, Swedish House Mafia apresenta sua primeira parceria com The Weeknd, a faixa "Moth To A Flame", e no novo álbum não seria diferente. A$AP ROCKY, Ty Dolla $ign, Sting e Mapei marcaram presença no primeiro LP de estúdio do grupo, assim como Fred Again.. e Future no hit "Turn On The Lights" que chegou ainda no mesmo ano.
A ansiedade para o retorno do Swedish House Mafia no Brasil não poderia ser maior, e o GP Week está mais perto do que nunca! Durante os dias 4 e 5 de novembro o evento recebe além do trio sueco, o rapper Kendrick Lamar, a cantora Halsey, Machine Gun Kelly e muito mais!
Leia também: GP Week 2023 com Swedish House Mafia e Kendrick Lamar
Otávio Apovian
Graduado em Publicidade (ESPM-SP); DJ e produtor musical no projeto Apollorabbit. Onde encontrar: nas pistas mais obscuras e com sons cabeçudos