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Tokyo: conheça o edifício que reunirá bar, restaurante e festas no centro de São Paulo

Jode Seraphim
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Já imaginou um prédio inteiro cheio de entretenimento (clube, karaokê, restaurante, bar e espaços para economia criativa), com uma temática japonesa, no centro de Sâo Paulo? É essa a proposta do Tokyo, edifício de nove andares que vai inaugurar no dia 11 de maio. Idealizado pelos sócios Junior Passini e Fábio Balestro após uma viagem ao Japão, o espaço é inspirado na verticalização cultural urbana e underground da capital japonesa.

O prédio com vista privilegiada para alguns dos marcos urbanos da capital está localizado na rua Major Sertório 110, ponto de encontro da vida noturna paulistana no centro da cidade. Com amplas janelas de vidro em todos os andares, a empreitada é sediada no Edifício ABC, prédio modernista, projetado pelo arquiteto Oswaldo Bratke, em 1949.

O projeto foi criado pelo escritório MM18 Arquitetura, conhecido por suas ambientações em locais de importância histórica, urbanística e cultural como o Mirante 9 de Julho e clubes noturnos renomados, como Lions e PanAm.

A proposta da casa é a diversão despretensiosa e livre de dresscodes, com DNA essencialmente noturno, vai além dos estereótipos simplistas e clichês sobre um Japão de videogames, animes e mangás. Tokyo tem como principais referências de identidade visual as grandes cidades retratadas nos filmes "Blade Runner", de Ridley Scott, com seu visual futurista, as cores neon de "Enter the Void", dirigido por Gaspar Noé, e principalmente os cenários de "Encontros e Desencontros", da diretora Sofia Coppola.

Em relação à infraestrutura, destaque para a pista de dança na cobertura, com janelões de vidro transparente e vista para pontos turísticos da cidade, como o Edifício Itália e Copan. No terraço, logo em frente, uma área de convívio a céu aberto que também pode virar pista de dança e palco de apresentações durante o dia, ou mesmo em projetos especiais a noite. A programação da casa é versátil, progressista e inclui festas e djs celebrados de São Paulo, como KL Jay, Marky, Selvagem, Gop Tun, Downtown Inc e Pilantragi.

O oitavo andar é reservado a um restaurante que funde as culturas oriental e ocidental. O cardápio inclui pratos como ceviches, lamen, yakitori (espetinhos orientais), pho e karaguês - sempre com as opções veganas também - com preços entre R$ 10 e R$ 50. Entre os drinks, clássicos e autorais inspirados no universo japonês que vão de R$ 10 a R$ 40. A cozinha é comandada pelo chef Atusi Kohara, conhecido por seu trabalho nos restaurantes Nobu, nas Bahamas, e Panorama Restaurante, sediado na rede Sheraton, em Portugal, e no Yayoi e Koi, em São Paulo.

Os dois andares abaixo do restaurante serão ocupados com um Bar & Karaokê, um deles coletivo com palco e telão para grandes grupos de até 40 pessoas, no sexto andar, e outro com três salas privativas temáticas, no sétimo andar, com capacidade para até 20 pessoas cada. As salas são batizadas com nomes de bairros instigantes culturalmente da capital japonesa: Shibuya, Akihabara e Roppongi.

Os cinco primeiros andares são dedicados para a economia criativa, com salas que serão ocupadas por empresas e iniciativas relacionadas a temáticas culturais, como design, música, fotografia, teatro, cinema, tatuagem, arquitetura, pintura, instalações e experimentações.

No Tokyo, o espaço é modulado, com ambientação temática e programação pluralizada. Há também grande preocupação em relação à valorização da estrutura arquitetônica da região. Com essas motivações, Júnior Passini, 33, jornalista, DJ e produtor artístico, que atua também em sua própria produtora de festas, a "Rocknbeats", idealizou e investiu no Tokyo, em parceria com o advogado e mestre em relações internacionais Fabio Balestro, 35, ex-sóci o do Margot Bar & Club, em Porto Alegre, e seu sócio do Selva Club, no Baixo Augusta.

Tokyo Rua Major Sertório, 110 - Vila Buarque, São Paulo SPCapacidade: 370 pessoasValores: R$ 15 a R$ 40Horário: De 18h às 6h

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Jode Seraphim

Jode Seraphim

Graduação em Marketing (USP); 1 ano de experiência em Marketing Digital na DHL (Alemanha); 12 anos de experiência nas áreas de marketing, mkt digital e trade. Onde encontrar: comemorando os fogos no mainstage

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