SOBRE

Criado e produzido durante seu retiro musical nas margens do Rio São Francisco (Alagoas, Brasil) em junho de 2023, “CHAPTER 19” é o primeiro álbum de JACKSON. Processo criativo que resultou em 8 tracks e 3 interludes (recortes inéditos de jams em studio) que traduzem o lado mais visceral e espontâneo do artista.

Segundo JACKSON, a obra visa apresentar referências, inspirações e vivências criativas decorrentes de suas jornadas em diversos campos do capital intelectual; tal como memórias e sonhos que levam aos primórdios de sua aventura musical ainda criança, inspirado por seus pais músicos. Por isso, mesmo sendo o primeiro álbum de JACKSON, nos encontramos no “capítulo dezenove” e não no “capítulo um”.

Os elementos e processos de produção também são uma viagem no tempo da vida do artista: o Six-Track, sintetizador que fez parte do último álbum de seu pai (R.H. JACKSON) no final dos anos 80, ganham novamente o protagonismo em todo o álbum. Na faixa “Açaí Trip”, vamos direto aos riffsde guitarra de “Wild Flower”, da banda The Cult –memórias do primeiro show de sua vida.

“Formula 1” é uma homenagem às manhãs de domingo que antecediam as jams de bateria e guitarra com seu pai. “Betão Takes LSD” é uma ode ao rock com seus 11 layers de guitarra gravados para traduzir a infância de JACKSON com sua mãe na Rádio Rock, onde ela trabalhava.

“Monster & Mirrors” carrega o coro de vozes que remetem aos layers e camadas de ALT-J, uma de suas bandas preferidas. E por aí vai... Lapsos, recortes e visões que se entrelaçam em constantes déjà vus.

Além disso, JACKSON acredita no simples para criar seus grooves e histórias: mais baterias Syntakt e menos malabarismos no Logic. O álbum conta com a co-produção de Gabriel Brasil (que assina também a faixa “Mirrors & Monters”) e participação do duo Lo-Kaus em “Betão Takes LSD”. A direção criativa foi feita por Giulia Falzoni e a coordenação geral por Murilo Arashiro. Todo o processo criativo de concepção do álbum foi registrado em um curta-metragem dirigido por Teodoro Pimenta, cuja premiere acontece dia 17 de junho no MIS –Museu da Imagem e do Som.

Cada detalhe, criação e produção tem uma história a ser contada da forma como Kim Jackson gosta de levar a sua vida: lírica, criativa e expansivamente.

“CHAPTER 19” é um álbum de música eletrônica, pela música eletrônica, para a música eletrônica; sem fazer questão de se adaptar em propostas de gênero específicos, muito pelo contrário: JACKSON propõe justamente narrativas e estruturas musicais que fogem do convencional.