Eli Iwasa, no auge dos seus 20 anos de carreira na cena, vem desempenhando um papel que dá orgulho a qualquer amante da música eletrônica: de curadora à disc jockey e empresária, Eli hoje é uma das artistas brasileiras mais bookadas - foram ao menos 3 gigs por final de semana ao longo de 2019 - e uma das empresárias mais relevantes.
O Caos, seu club em Campinas que há dois anos desponta como uma referência no país e revela o know-how de curadoria - que já era demonstrando desde a época do Lov.e - que Eli carrega.
Além de seu trabalho frente ao Club 88 e Caos, Eli é uma DJ que sabe atender bem as expectativas de uma pista e entender o que ela demanda. Tal profissionalismo e visão lhe renderam uma série de marcos ao longo de 2019 dentro e fora das pistas, mas é impossível não ressaltar que esse foi o ano dos grandes festivais da vida da Japa, que comenta: “esse ano que eu completei 20 anos de carreira foi simbólico, como se resumisse toda uma trajetória em uma sequência quase de tirar o fôlego de apresentações nesses festivais que um dia pareciam tão distantes de realizar e conquistar”.
Dona de um repertório único e muito bem selecionado, Eli ultrapassou as barreiras nacionais e viu a cena mundial se abrir e recebê-la de portas (e pistas, rs) abertas. Confira abaixo 10 festivais que comprovam por que 2019 foi o ano em que Eli levou o techno e suas vertentes aos palcos dos grandes eventos:
BAUM (Colômbia)
Com um line-up altamente selecionado, o BAUM aconteceu em maio e é o principal festival do gênero na Colômbia. A edição de 2019 foi a maior já feita até então. Eli integrou o time para representar o Brasil no vizinho latino ao lado de nomes como Jeff Mills, The Black Madonna, RØDHÅD, Pachanga Boys, Mat.Joe, Steffi e Virginia, entre outros. Foi um sucesso!
Rock in Rio (Brasil)
Observando a crescente da música eletrônica no Brasil, neste ano, o Rock in Rio aumentou o palco e as horas dedicadas ao ritmo no festival. Dessa forma, o estreitamento com o techno ficou inevitável. Comprovando que se consolidou como um dos maiores rostos do gênero no Brasil, Eli marcou a presença no primeiro dia e deixou o palco com um set ovacionado.
Bruna Antero
Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters