Com uma intensa programação para 7 dias de festival, o Rock In Rio celebra suas quatro décadas neste ano! O Rio de Janeiro se prepara para receber alguns dos maiores artistas do mundo, de vários gêneros musicais, nos dias 13, 14, 15, 19, 20, 21 e 22 de setembro na Cidade do Rock. O New Dance Order, palco que recebe a música eletrônica, está com um line up especial, com artistas globais de grande destaque na cena!
O dia 20 de setembro é o Dia Delas – uma programação inteira com apenas mulheres talentosas no line up. Com Katy Perry, Cindy Lauper, Ivete Sangalo e outros grandes nomes, o NDO também receberá mulheres que movimentam a cena da música eletrônica, de renome mundial. Nesse post, você tem a oportunidade de saber quem são e conhecer um pouco mais sobre cada uma! Se quiser saber mais sobre o Rock In Rio, leia o nosso guia e saiba todas as dicas! Além disso, faça parte do nosso grupo de WhatsApp Rock In Rio, para ficar por dentro de todas as novidades e trocar experiências com outras pessoas!
1. Alison Wonderland
*Imagem: divulgação.
Alexandra Sholler, a talentosa mente por trás de Alison Wonderland, foi escolhida como a atração principal do Dia Delas no festival Rock In Rio! Antes de se aventurar no mundo da música eletrônica, Sholler começou sua carreira como violoncelista na Orquestra da Juventude de Sydney. Mais tarde, a artista australiana expandiu seus horizontes como DJ, produtora e cantora, ganhando renome internacional por sua fusão única de trap, EDM e pop. Seu álbum de estreia, "Run", foi lançado em 2015 e foi calorosamente recebido, consolidando sua posição na cena eletrônica global. O seu mais recente trabalho, "Loner", de 2022, combina uma explosão de energia com momentos de delicadeza, explorando batidas complexas e fundindo elementos inesperados em paisagens sonoras dinâmicas e futuristas.
Ao longo de sua carreira, Alison Wonderland tem deixado sua marca nos principais festivais de música eletrônica pelo mundo, incluindo Coachella, EDC e Lollapalooza. Reconhecida não apenas por suas performances eletrizantes, mas também por seu estilo pessoal distintivo e sua forte presença nas redes sociais, a artista continua a inspirar e encantar seu público globalmente.
2. Curol
*Imagem: divulgação.
A mineira Carolina Ribeiro, mais conhecida como Curol – nome artístico que assina o projeto –, se descobriu apaixonada por música em 2003, quando era violonista em um grupo católico. Hoje, é uma das figuras de destaque mundial no cenário do afro-house! A artista tem encantado e conquistado grandes produtores ao redor do mundo com suas abordagens inovadoras para trazer sua conexão com a cultura musical afro; conexão essa que explora a sua própria história e suas raízes ancestrais. Além disso, Curol também representa bastante a força da mulher negra na indústria musical.
Carolina é a primeira mulher brasileira a lançar pela gravadora de renome internacional “All Day I Dream”, do grande DJ Lee Burridge, além de já ter alcançado o topo das paradas do Beatport, provando ser dona de uma carreira de grande sucesso! Inspirada profundamente por Pablo Fierro no mundo do Afro House, Curol também brilhou em eventos como a festa da label Zamna em Tulum, onde dividiu o palco com Keinemusik e outros talentos de peso. Sua ascensão internacional tem sido meteórica, com uma agenda já lotada de apresentações marcadas tanto no Brasil quanto no exterior para 2024. A artista se apresentará no New Dance Order em um back to back com Barja, outra grande mulher talentosa na cena da música eletrônica.
3. Barja
*Imagem: divulgação.
Thais Barja ou Barja, como é conhecida na cena, é DJ, cantora, compositora e produtora, considerada uma das maiores representantes femininas da cena da música eletrônica! Barja tem habilidades técnicas e seleções musicais envolventes e representa uma nova geração de artistas que estão moldando o panorama da música eletrônica no Brasil. Com um estilo que transita entre o house, techno e elementos experimentais, ela absorve influências culturais diversas que se refletem em suas produções e sets, além de muitas vezes cantar suas criações ao vivo, com performance e presença de palco impactantes.
Barja começou sua carreira produzindo com o Alok, mas logo se destacou na cena devido a sua autenticidade sonora. A artista já lançou em gravadoras como ToolRoom, Universal Music, Sony Music, Bunny Tiger, Klandestine e Up Club Records. Seus releases mais conhecidos são "Sick Sick", feito em parceria com Gabe e com remixes oficiais de Vintage Culture, Dashdot, Volkoder, Tim Baresko e Vinne; “Peace”, produzido com Rocksted acumula 2 milhões de plays no Spotify e é tocada por grandes artistas; "Your Style" feita com Gabe, FractaLL e Rocksted, entre outros. Além disso, Barja já acumula passagem por diversas festas, clubs e festivais muito reconhecidos ao redor do mundo, como Rock In Rio, Universo Paralello, Some Festival, Ame Laroc Festival, Lollapalooza, e clubs como Privilège, Laroc, Ame, Maori e entre outros. Seu b2b com Curol promete ser inesquecível no New Dance Order, em uma performance colaborativa e memorável!
4. Ashibah
*Imagem: divulgação.
A dinamarquesa Ashibah também está no line up do Dia Delas, no palco New Dance Order! A artista se consagrou como uma DJ, produtora, compositora e cantora de grande destaque, além de ser considerada uma das artistas mais versáteis da cena que ganha cada vez mais reconhecimento internacional. Nascida e criada em Copenhague, Ashibah começou sua jornada na música há mais de uma década, explorando uma variedade de estilos que passam entre o house, deep house, o techno e o afro-house. Marcada por batidas pulsantes, melodias envolventes e uma energia contagiante, a sonoridade da artista se destaca por mesclar elementos de diferentes gêneros musicais, o que cria uma fusão única e reflete sua paixão pela música, bem como sua diversidade cultural.
A artista se destaca principalmente por incorporar vocais poderosos e vibrantes em suas faixas, além de suas performances ao vivo que são sempre únicas e emocionantes. Reverenciado como um dos mais originais da cena, o estilo de Ashibah é único e isso fez com que conquistasse o coração de fãs da música ao redor do mundo, além de já ter colaborado com outros grandes artistas como Vintage Culture, Kolombo e Robosonic.
5. Samhara
*Imagem: divulgação.
A mineira Samhara está completando 14 anos de carreira! Ao longo desses anos, a artista, que é DJ e produtora musical, se consagrou como uma artista multifacetada que ocupou seu espaço na cena, principalmente com seu carisma e ritmos brasileiros mostrados em suas apresentações. Ela iniciou sua carreira explorando diversos estilos, especialmente o house e suas vertentes, e mostrou sua habilidade técnica aliada a uma seleção musical diversificada, se tornando uma figura única na cena brasileira. Além disso, Samhara foi a primeira mulher a tocar no Mainstage do Tomorrowland Brasil, no ano de 2016!
Um de seus maiores lançamentos é “Eu Não Valho Nada”, feito em parceria com Lagum e KVSH, ultrapassando 36 milhões de plays. Com essa track, a artista se destacou muito ao trazer uma fusão entre o MPB e a música eletrônica, o que levou sua carreira a outro patamar. A artista é uma das grandes representantes da potência feminina em um mercado predominantemente masculino e sempre demonstrou coragem, vontade e, claro, talento para encarar sua carreira. Sendo internacional e ouvida em mais de 160 países no Spotify, seus sets conquistam o público ao vibrarem de forma quente, sonora e envolvente.
O Dia Delas será histórico no Rock In Rio ao trazer as grandes mulheres talentosas e artistas globais aos palcos, em um dos maiores festivais do mundo! O dia 20 de setembro reforçará a importância das mulheres na indústria da música e você não pode perder: elas vão dominar a Cidade do Rock!
*Imagem de capa: reprodução Instagram @listentocarola.
Leia também: Curiosidades sobre os headliners do New Dance Order, palco do Rock In Rio
Laura Paro
Graduanda em Jornalismo (PUC-SP). Onde encontrar: nas pistas onde o techno prevalece