Cena

Fideles: conheça a dupla italiana que se apresenta na BOMA São Paulo

Laura Paro
We Go Out

Descrição da Imagem
> Cena

Daniele Aprile e Mario Roberti são italianos e formam o duo Fideles, que vem conquistando espaço na cena da música eletrônica desde o ano de 2010, quando começaram suas carreiras. Com uma sonoridade voltada para o Techno e suas subvertentes, com sons melódicos e bases hipnóticas, o som de Daniele e Mario impressionou outros grandes DJs e produtores como Laurent Garnier, Solomun e Pete Tong. Além disso, a dupla já lançou por selos como Bedrock, Poker Flat, Stil vor Talent, Innervisions, Exit Strategy e, claro, Afterlife – quando sua carreira deu um grande passo à frente. 

O duo Fideles se apresenta no BOMA São Paulo, que acontece no dia 13 de julho no Pacubra do Parque Ibirapuera! A festa te levará à uma experiência única, pois será possível conhecer todo o talento da dupla e ter a chance de ouvir e sentir o seu som. Para não perder essa oportunidade, você pode comprar seus ingressos com desconto com cupom wegoout aqui, mas antes disso, fique até o final do post e conheça mais sobre o duo e sua carreira na música eletrônica!

*Imagem: divulgação.

2008-2010: o ano que os caminhos de Daniele e Mario se cruzaram e início do projeto

A carreira de Fideles como um duo começou em 2010, mas a trajetória de Daniele Aprile e Mario Roberti começa antes disso. Os dois se conheceram em 2008 e começaram a compartilhar bons momentos juntos, e pouco tempo depois, começaram a produzir música, mesmo que com gostos individuais diferentes: enquanto Daniele curtia música Pop, Mario era da galera do Progressive House. A junção de ambos os gostos musicais soava estranha e parecia um desafio musical promissor, mas a partir daí surgiu a ideia de juntar isso no projeto Fideles, que formou a dupla. Inclusive, de acordo com eles, em entrevista para Alataj, a principal ideia por trás da formação de um duo era fazer música do jeito que gostam, com sentimento e a partir de experiências vividas pelos dois. 

2017-2018: primeiro lançamento pelo selo Afterlife e destaque de Fideles na cena

Após diversos lançamentos de singles e EPs por gravadoras como Aula, Irma, Brise, Moan, Khazuma, Poker Flat, Solar Distance, Stil vor Talent, Exit Strategy e Last Night On Earth, o duo Fideles lançou em outubro de 2017 o seu primeiro álbum pelo selo Afterlife, intitulado de ‘Impressum’. O lançamento impulsionou suas carreiras e, segundo a dupla, foi um dos momentos mais importantes para que Fideles passasse a ter um grande reconhecimento: “Nos últimos anos as coisas cresceram e se movimentaram tão rapidamente que parece que não tivemos tempo para parar e pensar nisso. Olhando para trás agora, há muitas coisas que nos levaram a esse ponto, lançamentos, suportes de DJs, radioshows… Se for para escolher um, nosso lançamento “Impressum” na Afterlife foi um destaque para nós e uma grande reviravolta”, afirmam em entrevista para a Alataj, realizada em 2020.

No ano seguinte, em 2018, seguiram com seus lançamentos: o EP ‘Cerchio’ foi lançado pela Exit Strategy, com sonoridades totalmente melódicas, melancólicas, flertando com ritmos e sons afro/tribais. O EP entrega as características sonoras mais marcantes de Fideles, com melodias hipnóticas criadas pela dupla.

2019: outros lançamentos e criação do próprio selo ‘Impressum’

O ano de 2019 foi marcante para a dupla! No mês de janeiro, foi lançado um segundo EP pela gravadora Afterlife, ‘Endless Sacrifice’ – característico de sons lançados pelo selo, o EP se encaixa perfeitamente em melodias profundas, sem contar que destacou mais uma vez a capacidade do duo de evocar sentimentos profundos e de conduzir o ouvinte por uma jornada sonora coesa.

Ainda no mesmo ano, com o crescimento e sucesso da carreira, Daniele e Mario criaram o próprio selo, também intitulado ‘Impressum’, no ano de 2019. O EP ‘Impressum One’ foi o de estreia da label, mostrando a habilidade única da dupla em criar paisagens sonoras que mesclam elementos tribais, melódicos e tecnológicos de forma envolvente. 

2020-2024: influências sonoras do Indie Dance, mais lançamentos e reconhecimento global

Foi em 2020 que lançaram o EP ‘Brain Machine’, pela gravadora alemã Correspondant. Nessa, puderam desafiar seu estilo de som ao apresentarem tracks que uniram o techno ao indie dance, traço musical que estava em ascensão na época. Mesmo sendo uma tendência sonora, Fideles ainda sim trazia um som atemporal e original. 

A partir daí, surgiram diversos shows em festas, clubs e festivais de renome mundial, além de terem gravado um set para o canal francês Cercle no Castelo Royale de Chinon, localizado às margens do rio Vienne, na França. A dupla passou por Printworks (Londres), Amnesia (Ibiza), Rex Club (Paris), Watergate (Berlim) e Fabric (Londres), além de terem se apresentado pela primeira vez no grande festival Tomorrowland, na Bélgica.

Mesmo com uma rotina agitada de apresentações, as produções sempre estavam a todo vapor. O reconhecimento global estava crescendo cada vez mais e junto disso, passaram a criar uma série de remixes para outros grandes nomes da cena, como Meduza, Fritz Kalkbrenner, Ross Quinn, Monolink, entre outros. Os remixes foram lançados por várias gravadoras diferentes, mas a dupla também continuou com suas produções voltadas para o próprio selo ‘Impressum’. Além disso, também voltaram a lançar pela Afterlife, com destaque para o remix de ‘Night After Night’ para a dupla inglesa Camelphat, que se tornou uma de suas tracks mais ouvidas até o momento.

Seu último release foi em maio deste ano! A track 'See You In Dreams' foi lançada pelo selo da dupla e conta com uma parceria com os vocais de Be No Rain. Fideles uniu novamente suas forças criativas para o techno melódico, que resultou em uma track melancólica, hipnótica e emocional, característicos da dupla. Foi a terceira colaboração entre Fideles e os vocais de Be No Rain. 

Fideles continua rodando pelo mundo com suas melodias originais e batidas hipnotizantes, e chega a vez do Brasil experimentar tudo isso! A dupla foi confirmada como headliner da festa BOMA que acontece em São Paulo, no dia 13 de julho, no Pacubra do Parque Ibirapuera. Você pode comprar seus ingressos com desconto com cupom wegoout aqui, para não perder a oportunidade de viver uma noite única e viajante com Fideles!

*Imagem de capa: divulgação.

Leia também: Festa BOMA | Confira todas as datas pelo Brasil e mais!

Laura Paro

Laura Paro

Graduanda em Jornalismo (PUC-SP). Onde encontrar: nas pistas onde o techno prevalece

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS