O governardor de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou uma mudança nas restrições relacionadas à capacidade dos locais para receber público. A partir de 19 de maio, locais ao ar livre terão a permissão para receber até 33% da capacidade de público, e locais internos de grande escala receberam autorização para operar com até 30% da capacidade.
Atualmente, é proibida a participação de mais de 500 pessoas em eventos ao ar livre e 250 em eventos internos. Com a mudança, os locais poderão exceder esse limite se os participantesapresentarem teste de COVID19 negativo ou comprovante de vacinação antes da entrada. Também é necessario o distanciamento social e uso de máscara.
Com uma das campanhas de vacinação de maior sucesso no mundo, os Estados Unidos tem como objetivo garantir que 70% dos adultos recebam pelo menos uma dose da vacina até o dia 4 de julho. Por enquanto, os números nas principais cidades vão de acordo com a proposta, e um exemplo disso é que 50% da população da cidade de Nova York recebeu pelo menos uma dose da vacina e 37% foram totalmente vacinados.
O anúncio de Cuomo segue o de Bill de Blasio, prefeito da cidade de Nova York, que afirmou que espera que a cidade "reabra totalmente" em 1º de julho.
Leia também: Os grandes eventos estão voltando pelo mundo. Entenda a retomada em diferentes países