Festival

A história do Lollapalooza Brasil e os destaques de cada edição

Jode Seraphim
We Go Out

Descrição da Imagem
> Festival

Você já se perguntou sobre a história do Lollapalooza Brasil? Para começar, o festival foi criado nos Estados Unidos em 1991, por Perry Farrel, vocalista da Janes Addiction, como palco da turnê de despedida da banda. Na primeira edição tocaram apenas 9 bandas, entre elas Living Colour, Nine Inch Nails e Ice-T. Fora dos EUA, o primeiro país a receber o festival foi o Chile, seguido de Brasil e Argentina.

Então, se prepare e embarque nessa jornada ao longo da história do Lollapalooza Brasil com um compilado das principais novidades que foram surgindo aos longo dos anos, destacando pontos da evolução do festival!

Participe do nosso grupo de WhatsApp Lollapalooza para ficar por dentro de todas as novidades e informações da edição 2025 que acontece nos dias 28, 29 e 30 de março, além de conhecer e trocar experiências com a galera! Confira também o guia completo do Lolla BR nest link!

Lollapalooza Brasil 2012

A 1ª edição do festival rolou em 2012, no Jockey Club, em São Paulo. Nos dois dias, 07 e 08 de abril, 70 atrações se apresentaram nos cinco palcos (Cidade Jardim, Butantã, Kidzapalooza, Alternativo e Perry), com Foo Fighters e Arctic Monkeys como headliners:

Lollapalooza brasil

O primeiro ano da história do Lollapalooza Brasil fez o público sair surpreendido, principalmente com o primeiro dia que foi marcado por um sol escaldante e terminou com um show inesquecível de mais de 2h30 do Foo Fighters. Apesar das filas para entrar no festival no final da tarde, para comprar fichas e pegar bebidas, a organização de um festival deste tamanho (70.000 pessoas) funcionou e melhorou ainda mais no domingo. Nem a chuva atrapalhou o show de encerramento com Arctic Monkeys, que fizeram uma vibe incrível no dia assim como Friendly Fires e Foster the People.

Experiência We Go Out by Bruna:

"O show mais surpreendente e empolgante para mim nessa edição foi do Friendly Fires! O vocalista Ed Macfarlane fez uma performance hipnotizante. Lembro das dancinhas e movimentos malucos dele como se fosse hoje!"

Lollapalooza Brasil 2013

Depois do sucesso da primeira edição nacional, o festival veio maior em 2013 - em três dias, 29, 30 e 31 de março - e com os mesmos cinco palcos. The Killers, The Black Keys e Pearl Jam foram os grandes nomes do palco principal:

Lollapalooza brasil

Esse ano ficou marcado por chuva e muita lama no Jockey, fatores que não atrapalharam quem foi curtir os dias de festival! Entre os shows, Of Monsters and Man se destacou e foi eleito uma das melhores surpresas do festival, enquanto The Killers, The Black Keys e Pearl Jam cumpriram as expectativas de fazer os shows mais esperados dos dias.  

Uma curiosidade sobre 2013: A segunda edição do Lollapalooza Brasil teve um público de 170.000 pessoas em três dias. Nesse ano alguns shows contaram com tradução simultânea em libras, a língua brasileira dos sinais. Além do que os artistas falavam, os interpretes eram responsáveis por traduzir as letras das músicas.

Experiência We Go Out by Jode: 

"Depois de muito tempo esperando para ver The Killers, nem a chuva atrapalhou minha vibe quando o Brandon Flowers entrou no palco! Pulei e cantei todas as músicas, junto com uma galera que estava tão animada e empolgada quanto eu. Para mim, foi o melhor show da história do Lollapalooza Brasil disparado."

Lollapalooza Brasil 2014

O terceiro ano de Lollapalooza contou com uma grande mudança, saindo do Jockey e indo para o Autódromo de Interlagos. Neste ano de 2014 o festival voltou a acontecer em dois dias, com Muse e Arcade Fire como headliners:

Lollapalooza Brasil

No primeiro ano no Autódromo, o Lollapalooza ficou marcado por grandes shows e alguns problemas logísticos. As filas na entrada do primeiro dia foram enormes, e a movimentação de um palco para outro era quase impossível. No segundo dia os problemas foram resolvidos e o público pode circular mais tranquilamente. Nesse ano rolou a inauguração do Chef Stage, uma área que contou com 16 stands de comidas diferentes, e opções de mais de 30 pratos de massas, paellas, risotos entre outros. Também o ano que o festival o começou a ser comandado pela T4F.  

Curiosidades sobre 2014: Foram 54 horas de música, com 150.000 pessoas nos dois dias de festival. O público foi 53% feminino, de 18-34 anos, e durante o evento 123.000 litros de chopp foram consumidos. A mudança para o autódromo foi aprovada pela maioria do público, que não se importou em andar muito, principalmente considerando que a distância entre os palcos mais afastados chegava a quase 2,5km.

Experiência We Go Out by Jode:

"Para começar, eu amei a mudança do Jockey para o Autódromo de Interlagos. Os palcos ficaram bem maiores e o terreno desregulado permite uma boa visão do show na maioria dos lugares, não só na frente do palco. O melhor dia dessa edição para mim foi o domingo, que pude ver o fechamento sensacional da banda Arcade Fire."

Lollapalooza Brasil 2015

Em 2015 o Lolla aconteceu novamente em Interlagos, nos dias 28 e 29 de março. Jack White e Pharrel Williams foram os headliners do festival:

Lollapalooza Brasil


Este foi um ano de mais uma mudança importante para a história do Lollapalooza Brasil. A moeda mudou de "Pillapalooza", fichas em papel que só podiam ser compradas dentro do evento, para "Lolla Mangos". Cada Lolla Mango custava R$2,50 e dava para comprar com antecedência pela internet, evitando filas e melhorando a organização do evento. 2015 também se mostrou muito mais organizado do que o ano anterior, com menos filas e mais comodidade, como um aumento no Chefs Stage, com mais opções de alimentação.

O primeiro dia foi marcado pela dobradinha Jack White e Robert Plant. A maior surpresa foi a quantidade de pessoas ansiosas para ver as atrações eletrônicas, Skrillex e Calvin Harris. De acordo com uma pesquisa feita pelo próprio festival, para a maioria do público estes foram os melhores shows: Skrillex (48%), seguido por Calvin Harris (16%).  

Curiosidade sobre 2015: Neste ano o festival teve um público de 135.000 pessoas e 56 horas de música. Mais de metade do público era de fora de São Paulo, o que gerou um impacto de mais de R$93 milhões para a economia da cidade. O Chef Stage teve 24 barraquinhas de chefs famosos, e foram servidas 34.438 mil refeições apenas nesse espaço.

Experiência We Go Out by Bruna:

"A edição de 2015 estava incrível no quesito organização! O show que mas pulei e dancei foi o do Foster the People, banda que amo e que estava na sua melhor fase! A performance do Calvin Harris também empolgou muito, aquela multidão de pessoas animadíssimas cantando hit após hit, chuvas de papel picado, fogos, tudo aquilo marcou uma nova etapa do Lolla no Brasil!"

Lollapalooza Brasil 2016

A edição do Lollapalooza 2016 aconteceu nos dias 12 e 13 de março, com Eminem e Florence+The Machine como headliners:

Lollapalooza Brasil

Em sua 5ª edição no Brasil, o festival se provou mais do que consolidado com sua boa organização. Novidades nas ativações de marca deixaram experiências diferenciadas para quem foi curtir os shows, como uma torre de saltos da Axe, onde a galera pulava em queda livre para um grande colchão inflável. A moeda Lolla Mangos foi reajustada e teve o mesmo preço do real, o que tornou muito mais fácil não ter que fazer conversão na hora da compra!

A banda Mumford & Sons roubou a cena do primeiro dia com um show enérgico e uma platéia que cantava juntos todos os hits, e Eminem, responsável pelo fechamento do festival, foi escolhido pelo público como um dos melhores shows do evento. O segundo dia deu destaque para a música eletrônica, com um show incrível de Jack Ü.

Experiência We Go Out by Jode:

"Para mim, uma das melhores edições da história do Lollapalooza Brasil. Tudo super organizado e um line que surpreendeu. Os shows que aconteceram no palco Onix foram os melhores: Jack Ü, Of Monsters and Man e Mumford and Sons. Foram aqueles momentos que eu guardo pra vida, com vários amigos ao redor, pertinho do palco e cantando junto com uma multidão"

Saiba tudo sobre nossa experiência no post Lollapalooza BR 2016 | Saiba como foi a 4ª edição do festival

Lollapalooza Brasil 2017

O Festival rolou nos dias 25 e 26 março, com Metallica e The Strokes como headliners:

Lollapalooza Brasil

A novidade do ano é o ingresso em forma de pulseira, a Axe Lolla Cashless. A pulseirinha veio para trazer ainda mais conveniência para o festival. Além de substituir o ingresso, ela também evitou a utilização de dinheiro para compras dentro do evento. Como foi a primeira edição com a tecnologia, algumas filas se formaram principalmente nos bares perto dos palcos. No total, foram 100 mil pessoas no sábado e 90 mil pessoas no domingo, o festival cresceu muito com relação ao ano anterior.

O palco eletrônico mostrou o tamanho da sua importância quando teve que ser fechado para o show do Vintage Culture para evitar super lotação, e se manteve em alta durante a maioria das apresentações do festival. Mais uma vez o palco Onix trouxe shows que ficaram para a história: The XX fez um show que hipnotizou o público e The Weeknd colocou todo mundo para cantar seus hits. The Strokes e Metallica também mostraram o porquê de serem os headliners do festival com shows empolgantes.

Experiência We Go Out by Jode:

"O Lolla continua sendo para mim o melhor festival do Brasil. Mesmo com alguns pontos logísticos, os shows são sempre super empolgantes e históricos. Vimos muitas bandas, nos impressionamos com a estrutura do palco Perry e e temos certeza que ainda virão mais momentos emocionantes com muitos DJs por aqui. Foi mais um ano sensacional!"

Saiba tudo sobre nossa experiência no post Com várias polêmicas, saiba como foi o Lollapalooza Brasil 2017

Lollapalooza Brasil 2018

O Lollapalooza 2018 rolou nos dias 23, 24 e 25 março, com Red Hot Chili Peppers, Pearl Jam e The Killers como headliners:

Lollapalooza Brasil


A boa notícia para os fãs é que o festival voltou a acontecer em três dias, e essa foi a maior edição de toda a história do Lollapalooza Brasil! Foram 100 mil pessoas em cada um dos três dias, que movimentaram R$152 milhões de reais, um crescimento de 61% com relação ao ano anterior. A marca Onix ainda fez um "esquenta", com uma noite pré festival com shows de Wiz Khalifa, Liam Gallagher LCD Soundsystem, e todos os proprietários do carro tiveram a possibilidade de cadastrar no site e ir com mais 3 amigos para curtir os shows!

Os palcos foram dispostos de forma diferente: O Perry, de música eletrônica, ganhou um espaço muito maior no festival, enquanto os palcos Ônix e Axe dividiram o mesmo espaço - o que facilitou na hora de ver uma dobradinha de shows por ali. Mais uma vez, os shows do palco Ônix surpreenderam e quase não comportaram a quantidade de pessoas. Imagine Dragons e Lana del Rey fizeram shows memoráveis, e The Killers foi um dos grandes nomes no palco principal. Os destaques do Perry sem dúvidas foram Hardwell e Dj Snake.

Experiência We Go Out by Bruna:

"É oficial, o Lolla virou vício! É o festival brasileiro que não dá pra perder e que se reinventa todo ano, ficando ainda melhor. A nova disposição dos palcos e a mudança para três dias foram ótimas. O Palco Perry mais uma vez traz seu brilho como um dos mais incríveis do evento"

Saiba tudo sobre nossa experiência no post Acertos e pontos a melhorar do Lollapalooza Brasil 2018

Lollapalooza Brasil 2019

O festival rolou nos dias 05, 06 e 07 de abril.

Lollapalooza Brasil

O ano de 2019 contou com mais uma noite pré-festival comandada pela marca Onix, e durante o evento mais de 246 mil pessoas curtiram os três dias de shows e mais de 70 atrações nacionais e internacionais. A grande novidade do ano foi a distribuição de água de graça em pontos específicos do festival! Pela primeira vez o Lollapalooza Brasil precisou ser interrompido, na tarde de sábado, devido a uma tempestade que desabou no Autódromo, mas logo o tempo afirmou e os shows voltaram a programação normal.

O palco Perry ganhou ares mais imponentes e dividiu o grande público com headliners de peso como Tiësto e DVLM e muitas atrações que deixaram o palco lotado durante praticamente todo o dia. Post Malone e Kendrick Lamar foram alguns dos shows mais comentados da edição.

Experiência We Go Out by Jode:

"Essa edição foi a mais difícil de escolher os shows! Eram muitas bandas e DJs fazendo apresentações incríveis ao mesmo tempo. Para nós foram três dias incríveis, e pra sempre na memória ficarão so shows de Odesza e Rufüs du Sol".

Saiba tudo sobre nossa experiência no post: Com open de água e crescimento da música eletrônica, saiba como foi o Lollapalooza Brasil 2019

Lollapalooza Brasil 2022

Lollapalooza Brasil história

O Lollapalooza Brasil 2022 aconteceu nos dias 25, 26 e 27 de março e contou com grandes atrações como Miley Cyrus, que agitou o segundo dia o festival e garantiu uma homenagem para o falecido Taylor Hawkins, baterista da banda Foo Fighters que também ia se apresentar no festival no último dia, mas que acabou desmarcando em decorrência disso!

Outra apresentação que agitou os dias de Lolla foi a Doja Cat, que trouxe muito pop pro festival, além de A$AP Rocky que animou o festival com muito rap e músicas conhecidas por todos!

Experiência We Go Out by Jode:

"Essa edição do Lolla ficou marcada pelas homenagens a Taylor Hawkins, baterista do Foo Fighters, que faleceu dias antes do festival. Miley Cyrus entregou um show emocionante e memorável, um dos melhores que já vi em todas as edições do festival! O palco Perry, eletrônico, também mostrou que continua sendo um dos mais disputados, com muitos efeitos visuais e DJs fazendo apresentações incríveis!"

Lollapalooza Brasil 2023

O Lollapalooza Brasil 2023 aconteceu durante os dias 24, 25 e 26 de março, no já conhecido Autódromo de Interlagos.

Lollapalooza Brasil história


A edição do LollaBR 2023 foi o momento de comemorar esse primeiro ciclo de 10 edições. Ao todo, 302.600 pessoas passaram pelo festival nos dias 24 de março (103.350 pessoas), 25 de março (98.500 pessoas) e 26 de março (100.750 pessoas). 

Com mais de 80 atrações, o festival teve shows que entraram para a sua história. Foi o caso do rapper Lil Nas X e da cantora Billie Eilish, ambos pela primeira vez por aqui. Rosalía, um dos nomes mais aguardados do evento, interpretou a recente música “Beso” e ainda encontrou Gloria Groove no público para uma palinha; Twenty Øne Piløts (que subtituiu a banda Blink 182), enfileirou hits, “acrobacias” e fez menções a "Mas que nada", "Baile de Favela" e "Garota de Ipanema"; Tame Impala e seu som psicodélico; Tove Lo, com um show contagiante; a The Rose, primeira banda coreana a tocar no LollaBR; e, claro, Jane's Addiction, que fez um show potente e uma homenagem a Taylor Hawkins (baterista do Foo Fighters, que morreu há um ano). Responsável por encerrar a noite de domingo, substituindo Drake, o produtor musical Skrillex fez um show completo, transformou o LollaBR em uma verdadeira balada e ainda recebeu Ludmilla.

Experiência We Go Out by Bruna:

"A edição de 10 anos do Lolla no Brasil ficou marcada para nós de uma forma muito especial. Antes de iniciar o evento, fomos convidadas pelo Jornal Hoje, da Globo, para conhecer a estrutura do evento e contar sobre a nossa experiência em todas as edições (inclusive, essa matéria foi o que chamou a atenção deles para nos convidarem para a reportagem)! O show da Billie Eilish, tão esperado pela fã de carteirinha Jode, foi além do esperado e deu para sentir na pele toda a emoção da cantora em suas letras e melodias! Mais uma vez o palco Perry foi nosso queridinho, onde curtimos apresentações do Fred Again.., John Summit, Armin Van Buuren, Dubdogz x KVSH, Carola e muitos outros!"

Lollapalooza Brasil 2024

O Lollapalooza Brasil 2024 aconteceu durante os dias 22, 23 e 24 de março. Confira o line-up:


O Lollapalooza Brasil 2024 encerrou sua 11ª edição após três dias de muita música e festa no Autódromo de Interlagos com números que demonstram o impacto e a relevância do festival. Ao todo, 240 mil pessoas foram ao LollaBR para ver os musicalmente diversos e aguardados shows, como blink-182, Arcade Fire, Kings of Leon, Limp Bizkit, Titãs, SZA e Sam Smith.

Experiência We Go Out by Bruna:

"A 11ª edição do Lolla BR foi a primeira comandada pelo grupo Live Nation, que também é responsável pela produção do Rock in Rio e The Town. Com isso, a estrutura do Autódromo teve um upgrade que já vem sendo feito pela produtora desde o ano passado. A principal evolução era vista nos banheiros, que passaram de químicos para estrutura em containers com descarga e pia.
A chuva mais uma vez veio com tudo, mas não chegou a atrapalhar a animação do público, que foi em peso para ver blink-182 encerrar o primeiro dia de festival. Destaque também para os lindos shows das banda Jungle e Arcade Fire no Palco Samsung Galaxy. Outro highlight desta edição foi a estrutura do Palco Perry`s by Johnnie Walker, que veio mais imponente e com luzes dignas de um Mainstage.
Podemos dizer que o Lolla está cada vez mais multicultural, com diferentes gêneros dominando o line up, seja o no Indie Rock de Kings Of Leon, no POP do Sam Smith, no Funk dos MCs brasileiros ou na música eletrônica de Diplo, Meduza e Above & Beyond".


Lollapalooza Brasil 2025

O Lollapalooza Brasil 2025 foi anunciado para acontecer durante os dias 28, 29 e 30 de março. O line-up ainda não foi divulgado!



Leia também: Lollapalooza Brasil 2024 | Guia: tudo que você precisa saber

Jode Seraphim

Jode Seraphim

Graduação em Marketing (USP); 1 ano de experiência em Marketing Digital na DHL (Alemanha); 12 anos de experiência nas áreas de marketing, mkt digital e trade. Onde encontrar: comemorando os fogos no mainstage

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS