Cena

Matahari | Henrique Ortmann compartilha histórias dos 14 anos do club

Laura Paro
We Go Out

Descrição da Imagem
> Cena

O Matahari Music Stage, inaugurado no ano de 2010 na cidade de Indaial, em Santa Catarina, é considerado o epicentro da cena musical da cidade, além de já ter aparecido diversas vezes no Top 100 Clubs da DJ Mag britânica! O club comemora em 2024 o seu aniversário de 14 anos e, para isso, irá celebrar com uma festa repleta de grandes artistas no line up, no dia 06 de julho, para festejar todos esses anos de história. 

O Matahari surgiu a partir da paixão pela música eletrônica que os criadores do club sentiam naquela época, sem contar que a região era carente de grandes festas antigamente. Henrique Ortmann, dono e criador do Matahari Music Stage, afirma que decidiu combinar seu gosto pela música e a vontade de resolver esse problema quanto a falta de eventos onde morava:

“Se você quisesse curtir algum DJ legal, você tinha que ir até o litoral. Então a ideia era criar um club que fosse reconhecido nacionalmente, com boas atrações, e pertinho de casa!”,

*Imagem: Diego Jarschel.

A inauguração do club, em 2010 foi um começo marcante para a história do club. Embaixo de muita chuva e com o estacionamento interditado antes mesmo do início do evento, os criadores rapidamente conseguiram um espaço a 1km do Matahari e algumas vans e ônibus para fazer o translado do pouco público que compareceu. De qualquer forma, mesmo com esses obstáculos, conseguiram inaugurar, e ainda ao som do canadense Adam K!

A concretização deste sonho de ter um novo club também atravessou muitos desafios e dificuldades no caminho. O Matahari Music Stage só é o que ele é hoje por todos esses processos que, por mais que no início seja difícil, sempre teve muita dedicação por trás; na vontade de realmente fazer as coisas acontecerem, Ortmann respirava isso, sem contar que aos poucos o público também foi conhecendo e o club chegou a atrair pessoas de todo o estado de Santa Catarina, o que ajudou muito no crescimento da casa. 

Além disso, mesmo já estabilizado e com reconhecimento na cena após anos da inauguração, o Matahari enfrentou outro grande desafio, agora mais recente: a pandemia. Não só para o club, mas foi um período complicado para todas as outras casas noturnas e DJs da cena mundial, que estavam impossibilitados de trabalhar e realizar eventos. Porém, o Matahari sobreviveu a esse desafio e os eventos voltaram ao normal após o período de quarentenas. 

*Imagem: Diego Jarschel.

O club se mantém diferente dos demais, principalmente por ter se adaptado às diversas vertentes da música eletrônica e, inclusive, isso faz parte de sua trajetória. No início o que predominava era um estilo mais para o lado do comercial, mas com a explosão dos produtores nacionais e dos estilos que viram moda no mundo, o  Matahari foi mudando e adaptando as vertentes que recebia em seus eventos. Além disso, a casa tem duas pistas, que podem trazer mais de um estilo em um só evento. Isso também atrai mais pessoas e contribui para o reconhecimento do club, por olhar não apenas para certo lado da música eletrônica, mas para quantos forem possíveis; além disso, permite as mais variadas vivências e histórias que ficam marcadas para sempre no Matahari.

Com o seu crescimento e destaque na cena, muitos eventos históricos marcaram a trajetória do club. Um deles, que é indispensável citar, foi a primeira White Party e também primeira festa temática do Matahari. Após sua estreia de sucesso, o evento passou a se repetir todos os anos como a última festa de cada ano, com dress code obrigatório e uma decoração muito especial!

Além disso, o Kaballah com Vintage Culture foi muito marcante também, quando a casa recebeu o tour do festival e teve recorde de público. Nessa época, as vendas para o evento de início já começaram muito bem e foram assim até o dia do evento, tornando um dia épico para a história da casa.

*Imagem: Diego Jarschel.

Assim, com a missão de continuar promovendo alegria juntamente da música eletrônica, o Matahari acumula uma longa história nesses 14 anos de trajetória e, segundo Henrique, não tem preço ver a felicidade das pessoas curtindo pela primeira vez o seu DJ preferido. 

“A missão do club é continuar promovendo a alegria e a música eletrônica. Com 14 anos de casa, conseguimos fazer com que muita gente curtisse pela primeira vez seu DJ preferido, e esperamos continuar fazendo!”

Atualmente, o Matahari Music Stage realiza um evento a cada 45 dias para que consigam concentrar as melhores atrações na mesma data, investir na divulgação e entregar um trabalho completo com mais tempo. O resultado é sempre maravilhoso, com contratações de muitos artistas bons e reconhecidos na cena da música eletrônica.

Agora, o próximo evento está marcado para o dia 06 de julho, para comemorar esses 14 anos de história. Você não pode perder a festa, que está com um line up imperdível: Visage, Victor Lou, Liu, Chapeleiro, Aura Vortex e outros grandes nomes. Clique aqui para comprar seus ingressos!

*Imagem de capa: Diego Jarschel.

Leia também: A história do Lollapalooza Brasil e os destaques de cada edição

Laura Paro

Laura Paro

Graduanda em Jornalismo (PUC-SP). Onde encontrar: nas pistas onde o techno prevalece

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS