Cena

Representando a cena eletrônica da Palestina, Sama' Abdulhadi retorna ao Time Warp São Paulo

Laura Paro
We Go Out

Descrição da Imagem
Cena

Nascida na Jordânia em uma família deportada da Palestina, Sama’ Abdulhadi é DJ, produtora e considerada uma das grandes influências quando se trata de techno. Conhecida por muitos como uma artista emblemática do underground e por ser “a rainha da cena techno palestina”, Sama’ foi a primeira DJ a realmente ter destaque na cultura do techno em seu país, mostrando que a sua profissão na discotecagem vai muito além do convencional.

Um pouco do seu talento e persona poderão ser vistos ao vivo na Time Warp São Paulo, que acontece nos dias 03 e 04 de maio, no Vale do Anhangabaú! Você pode comprar seus ingressos com desconto aqui, saber mais sobre o festival ao conferir o nosso Guia e nos chamar no WhatsApp para tirar suas dúvidas aqui.

*Imagem: divulgação.

Em meio a um cenário caótico e uma vida difícil na Palestina, Sama’ cresceu sendo destaque em muitas coisas que se propunha a fazer. Ainda quando era apenas uma criança, chegou a fundar um grupo de batalha de hip hop e rap, gêneros considerados mais proeminentes da região, e a jogar pela seleção nacional de futebol palestina; mais tarde, já crescida, deixou o país para estudar Sound Design em Beirute, capital do Líbano. Foi quando descobriu sua paixão pelo techno ao ouvir um set de um DJ local e, assim, pôde mergulhar na cena, que era crescente no país.

Ao retornar à Palestina, Abdulhadi estava determinada o suficiente para fazer a cena do techno crescer em seu país, apesar das circunstâncias geopolíticas. Ela decidiu seguir sua carreira como produtora musical e também passou a estudar Audio Engineering no SAE Institute de Londres. Isso inspirou muitos artistas da música eletrônica palestina a não desistirem e a continuarem seguindo suas carreiras como DJs e, por isso, é certo falar que sua coragem e resistência, sendo mulher, árabe e palestina, foram imprescindíveis para o desenvolvimento do gênero no país. 

Seus estudos voltados à produção musical impulsionaram a criação de dois de seus álbuns utilizando o pseudônimo Skywalker, além de impulsioná-la a trabalhar na produção sonora com várias bandas em Cairo, no Egito. Sama’ também projetou sons para obras audiovisuais, incluindo filmes egípcios como "The Builders" e "Thread and Wall".

Mais tarde, Abdulhadi passou a tocar em festas e a ser reconhecida pelo seu talento. Inclusive, seu set gravado na Palestina publicado no canal da Boiler Room em 2018, somando hoje mais de 12 milhões de visualizações, foi o estopim para seu sucesso (clique aqui para conferir). Seu som, mesmo trazendo as raízes do techno tradicional, potente e marcante, de alta octanagem, tem características únicas que abrangem uma ampla gama de sons. Ela mesma define sua música como originária do techno de Berlim, mas interpretada de uma forma diferente, trazendo um toque original e pessoal em seus sets: “Techno berlinense, mas eu o percebo de uma forma libanesa”, afirma em entrevista.

Sua vontade de ver a cena se destacar cada vez mais em seu país é tão grande que, com o objetivo de apoiar e encorajar outros músicos e DJs de sua região, Sama’ criou a Union, uma iniciativa em Ramallah que funciona como um espaço de convivência entre DJs, produtores e artistas de diversas áreas para que possam se reunir, colaborar e desenvolver suas habilidades em conjunto. 

Em 2020, ao ser convidada pela Beatport para gravar uma transmissão que objetivava promover os locais históricos do país e o talento local, foi ilegalmente detida e acusada de "profanar um local sagrado" por simplesmente tocar sua música. Sama’ ficou oito dias na prisão e graças a uma petição do Change.org que reuniu mais de 101.000 assinaturas da comunidade internacional de DJs, foi solta posteriormente. A petição contou com assinaturas de nomes importantíssimos como Angela Davis e Roger Waters e, enquanto ainda estava encarcerada, Abdulhadi lançou um remix de Jane's Addiction com uma amostra vocal de Jim Morrison.

Mesmo após o acontecido, Sama’ estava cada vez mais encorajada para continuar sua carreira. Em junho de 2021, lançou no novo selo do Rockstar Games em parceria com a Circoloco uma track chamada “Reverie” e, mais tarde, em novembro de 2023, lançou o álbum “Fabric presents Sama’ Abdulhadi” pela Fabric Records. Como seu álbum de estreia, o disco mescla techno intercontinental, psytrance e hip hop, além de deixar perceptível a diversidade presente no gosto de Sama’, que reflete na escolha eclética de faixas no lançamento. 

Sua carreira como DJ e produtora contribui também para iniciativas que envolvem o Oriente Médio. Sama’ Abdulhadi passou a fazer vários eventos em Londres, Paris, Berlim e Beirute, para arrecadar fundos a fim de ajudar uma crise de liquidez no Líbano a partir da iniciativa criada por ela mesma, a “Bring Back Beirut”. Beirute é minha segunda casa, é o lugar onde me encontrei na música e encontrei minha liberdade. É o mínimo que posso fazer para ajudar a destacar a situação”, afirmou, quando divulgou a iniciativa pela primeira vez em 2022.

Sama’ Abdulhadi é uma artista completa e necessária para a cena da música eletrônica. Sendo mulher, árabe e palestina, em meio a um cenário difícil em seu país, ela escolheu se tornar um símbolo de resistência e passou a ser a inspiração de muitos artistas, sem contar que seu ativismo e posicionamento a tornam muito mais do que uma simples DJ. Seu talento é de grande importância para o techno da Palestina, que passou a ser mais reconhecido graças ao seu trabalho e, além disso, hoje Sama’ Abdulhadi é considerada referência quando o assunto é produção de alta qualidade. 

Em entrevista, Sama’ afirma se envolver absurdamente com a música e em tudo que se propõe a fazer desde criança: "a primeira coisa que você aprende como palestino é que provavelmente vai morrer. Você precisa se envolver um pouco mais porque a vida pode acabar em 10 minutos". Isso explica seus sons intensos, sua vontade crescente de produzir e seu amor pelo techno, que resiste independente de qualquer coisa. 

*Imagem: divulgação.

Após um b2b de sucesso com a brasileira ANNA na última edição da Time Warp em São Paulo, Sama’ Abdulhadi está de volta para a edição de 2024 do festival, que acontece nos dias 03 e 04 de maio no Vale do Anhangabaú! Dessa vez, a DJ se prepara para uma apresentação solo no primeiro dia de evento, que promete ser imperdível. Clique aqui para comprar seus ingressos com desconto! 

*Imagem de capa: divulgação.

Leia também: 5 motivos que fazem do Vale do Anhangabaú e do Time Warp Brasil um match perfeito!

Laura Paro

Laura Paro

Graduanda em Jornalismo (PUC-SP). Onde encontrar: nas pistas onde o techno prevalece

CONFIRA MAIS

Ler mais

NOTÍCIAS RELACIONADAS