Com turnês e eventos ao vivo paralisados, músicos e gravadoras rapidamente se voltaram para streaming e lançamentos digitais. Em julho, o CEO do Beatport, Robb McDaniels, confirmou que já havia visto um aumento de 10 a 20% no número de lançamentos e espera que a tendência continue até 2021. Com o objetivo de analisar os comportamentos do ano, a plataforma de pesquisa e análise musical Viberate analisou os números de 2020 do Beatport e criou um relatório abrangente para o mercado da música eletrônica.
As faixas de Tech House continuam a ser as mais populares na parada dos TOP 100 do Beatport, representando 39% de todas as faixas, seguidas por House (28%), Melodic House & Techno (18%) e Techno (Peak Time / Driving) (15%).
Analisando o Top 100 Tracks em 2020, a faixa de melhor desempenho é "Move Your Body" de Marshall Jefferson e Solardo, seguida de "More Life" de Torrent Foot e "Hooked" de Matin Ikin.
A popularidade do gênero também reflete o sucesso das gravadoras que mais cresceram no Beatport em 2020. Defected assumiu o topo, seguido por Anjunadeep, Club Sweat, 1605 e Ultra.
Quando se trata dos artistas mais populares, David Penn foi eleito o melhor artista de House no Beatport pelo Viberate, o UMEK assumiu o trono do Techno e Break foi eleito o melhor artista de Drum & Bass. Suas faixas e colaborações de maior sucesso, junto com uma lista das 50 faixas mais vendidas do ano, são detalhadas no relatório.
Baixe o relatório completo AQUI (conteúdo em inglês).
Em outubro, a Viberate, empresa de tecnologia musical, lançou sua própria ferramenta de análise de dados, prometendo ajudar qualquer pessoa na indústria musical a se aprofundar no desempenho online e nas estatísticas de popularidade, e aprender como progredir com eficácia.
As análises da Viberate transformam dados musicais em percepções claras e acionáveis para qualquer artista ou profissional da música no mundo. A ferramenta coleta e examina as importantes métricas sociais e de streaming de cada artista, e as traduz em informações valiosas sobre gêneros, países e bases de fãs em todo o mundo. Saiba mais sobre a ferramenta nesse post: Nova ferramenta permite analisar a popularidade online de artistas da música.
Leia Também: Vintage Culture conquista TOP #1 geral no Beatport e no Traxsource, simultaneamente
Bruna Antero
Pós-Graduação em Engenharia de Marketing (USP); Graduação em Administração (UFPR PR); 13 anos de experiência nas áreas de marketing, trade e vendas. Onde encontrar: em algum palco underground explorando novos artistas e em alguns afters